Conceição dos Ouros

Conceição dos Ouros

Está localizada no Sul de Minas, na Serra da Mantiqueira, a 50 km de Campos do Jordão, 25 km de São Bento do Sapucaí, onde fica a famosa Pedra do Baú, e 25 km de Gonçalves.

A cidade possui cerca de 10.869 habitantes e fica encravada entre montanhas,o que mantém seu clima quente durante o dia e ar fresco ao anoitecer.  Sua principal fonte de recursos é o polvilho, oriundo da mandioca que e produzida aqui desde o início do século XX.

Desde a década de 1980, o gesso começou a ter importância significativa na economia da cidade, e por último as fábricas que se instalaram na cidade.

A cidade é banhada pelo Rio Sapucaí Mirim que nasce no alto da Mantiqueira ressaltando o bucolismo já tão presente nas Minas Gerais.  A cidade recebe inúmeros visitantes devido a algumas festas durante o ano.

Festa do Polvilho – Agosto

A Associação de Agroindústria de Conceição dos Ouros organiza com o apoio da Prefeitura Municipal a Festa do Polvilho, a festa e dedicada ao aniversário de emancipação político-administrativo do município.  Durante as comemoracões e possível encontrar pratos típicos mineiras feitos de polvilho, como pão de queijo com diversos recheios, biscoite de polvilho, biscoito frito, sequilhos.  Durante este evento, milhares de pessoas visitam a cidade para assistir os shows de vários artistas  brasileiros, como: Titãs,  Ira, Chitãozinho e Xororó, Biquini Cavadão, Nando Reis, Nx Zero, Paulo Ricardo, Fresno, César Menotti & Fabiano, Hugo Pena &  Gabriel, etc.

Festa da Padroeira – Semana de 8 Dezembro

O dia 8 de dezembro é o dia de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira da cidade, e durante toda a semana que inclui o dia 8 de dezembro a cidade celebra este evento com uma programação religiosa que inclui missas, procissões, novenas, etc.  Durante esta semana ocorre diversos eventos como shows musicais, feira popular, sorteios, bingos, quermeses, etc.

Festas Junina/Julinas

As festas acontecem entre os meses de Junho e Julho em vários locais da cidade para homenagear os diversos santos destes meses Santo Antônio, São João, e São Pedro.

Festas da Fogueira 

Dia 29 de junho acontece em Cachoeira de Minas (cidade vizinha, a 8km de distância) a Festa de São Pedro.  Esta festa atrai milhares de pessoas para ver a queima das fogueiras e os shows pirotecnicos.

Share